E aí, galera do blog! Adriano aqui, e hoje a gente vai falar de uma conversão que faz toda a diferença na hora de dimensionar equipamentos: VA para Watts.
Conversor de VA para Watts
Você já sabe que o VA (Volt-Ampere) é a potência aparente, que representa a demanda total que um equipamento exige da rede. Por outro lado, o Watt (W) é a potência real, aquela que efetivamente faz o trabalho.
Para converter de VA para Watts, a gente usa o Fator de Potência (FP). Ele é um número entre 0 e 1 que mostra a eficiência do equipamento. A fórmula é bem simples:
Watts = VA × Fator de Potência
Exemplo real: dimensionando a carga de um No-Break (UPS)
Imagine que você tem um No-Break (UPS) em casa que tem uma capacidade de 600 VA. Você quer saber qual a potência real máxima em Watts que ele consegue suportar para ligar seus equipamentos sem sobrecarga. Veja também nosso conversor de Watts para VA
Pra isso, a gente precisa saber o Fator de Potência do No-Break. A maioria dos modelos tem um FP na faixa de 0.6 a 0.8. Vamos usar um valor médio de 0.7 para o nosso exemplo:
Watts = 600 VA × 0.7 = 420 Watts
Com esse cálculo, a gente descobre que seu No-Break de 600 VA consegue entregar até 420 Watts de potência real para os seus equipamentos.
Essa informação é vital, pois se a soma de todos os seus equipamentos (computador, monitor, roteador) ultrapassar 420 Watts, seu No-Break vai entrar em sobrecarga e pode desarmar.
Essa conversão é a melhor maneira de garantir que a capacidade aparente de um equipamento seja suficiente para a potência real que você precisa!
Qualquer dúvida, é só me chamar!
Deixe um comentário